Modelo de leasing por quilômetro busca ampliar acesso à tecnologia e reduzir barreiras de entrada para transportadores
A Mercedes-Benz apresentou na Alemanha um novo serviço de aluguel de caminhões elétricos, voltado para facilitar o acesso de transportadores à mobilidade de baixo carbono. Batizado de eService Leasing, o programa funciona no modelo de pagamento por quilômetro rodado e já está disponível por meio da divisão de serviços financeiros Daimler Truck Financial Services Deutschland (DTFSD).
Com a novidade, empresas poderão utilizar caminhões elétricos da marca sem a necessidade de arcar com o alto investimento inicial de compra. O pacote inclui manutenção completa, gestão técnica e operação, além de serviços opcionais que podem ser contratados conforme a necessidade de cada transportadora.
Segundo a fabricante, o modelo foi desenvolvido para atender transportadores que desejam iniciar a transição para a eletrificação, mas ainda encontram dificuldades diante do preço elevado dos veículos. Em média, um caminhão elétrico pode custar até 2,5 vezes mais que um modelo a diesel equivalente.
Apoio à transição energética
O programa de aluguel chega em paralelo à produção do eActros 600, caminhão elétrico de longa distância da Mercedes-Benz. O modelo, que oferece até 500 quilômetros de autonomia, começou a ser entregue na Europa ainda em 2024. Para 2025, a montadora também planeja disponibilizar mais de 100 unidades do veículo por meio da frota de aluguel CharterWay, reforçando sua estratégia de eletrificação no transporte rodoviário.
Além dos caminhões, a Mercedes-Benz oferece suporte de infraestrutura para recarga por meio do programa Depot Charging, que inclui consultoria e instalação de estações nos pátios das empresas.
Vantagens do modelo
Com o leasing por quilômetro, os custos de operação tornam-se proporcionais ao uso real do caminhão, permitindo maior previsibilidade financeira e redução de riscos para transportadoras. A manutenção inclusa também contribui para diminuir paradas não planejadas, garantindo maior disponibilidade da frota.
A empresa acredita que o novo serviço pode acelerar a entrada de transportadores no universo da eletromobilidade, oferecendo flexibilidade para testar a tecnologia antes de realizar grandes investimentos.