O exame toxicológico obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D e E teve seu prazo de renovação prorrogado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Agora, foram estabelecidas duas novas datas-limite para a realização do exame, dependendo da validade da CNH do motorista:
Motoristas com CNH cuja validade expira entre janeiro e junho têm até 31 de março para fazer o exame.
Aqueles com CNH válida entre junho e dezembro ganharam um prazo até 30 de abril para realizar o exame.
O objetivo do exame toxicológico é reduzir o risco de acidentes causados pelo consumo de substâncias psicoativas e/ou proibidas, que podem prejudicar a capacidade cognitiva e comprometer a habilidade de dirigir.
Aqueles que não cumprirem o prazo para realizar o exame estarão sujeitos a uma multa automática no valor de R$ 1.467,35, além de receberem 7 pontos na carteira de motorista. Em caso de atraso no exame, os motoristas podem ter o direito de dirigir suspenso por três meses.
O exame toxicológico é considerado simples, rápido, não invasivo e indolor. Ele utiliza amostras de pelos e unhas, entre outros, para detectar o consumo de drogas em um período de 90 a 180 dias antes da coleta. Em média, o exame custa R$ 120 e o resultado sai em até 15 dias após a coleta.
De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), ainda há aproximadamente cinco milhões de condutores em situação irregular em relação a esse exame. Portanto, é fundamental que os motoristas profissionais estejam cientes das datas-limite e cumpram as obrigações estabelecidas pelo Contran para evitar multas e a suspensão de suas carteiras de motorista.